Botafogo busca manter os 100% de aproveitamento nas fases preliminares da Copa Libertadores
Histórico perfeito transforma mata-mata prévio em território favorável ao Glorioso Após a eliminação no Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo nes...
Histórico perfeito transforma mata-mata prévio em território favorável ao Glorioso
Após a eliminação no Campeonato Carioca, o Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (18), às 21h30, para enfrentar o Nacional Potosí, da Bolívia, no Estádio Víctor Ugarte, em Potosí, pelo primeiro jogo da segunda fase preliminar da Copa Libertadores 2026.
Mesmo com um começo de temporada irregular, o Glorioso tem uma boa notícia antes de enfrentar os bolivianos: nos cinco confrontos do Fogão nas fases preliminares da Libertadores, os cariocas venceram todos, sempre avançando para a fase de grupos.
A primeira participação foi em 2014, quando enfrentou o Deportivo Quito, do Equador. Após derrota por 1 a 0 na capital equatoriana, o Botafogo goleou por 4 a 0 no Maracanã, com gols de Wallyson (três vezes) e Henrique, avançando com 4 a 1 na soma dos placares.
Botafogo eliminou Colo-Colo e Olímpia em 2017
Em 2017, quando a competição passou a ser nos moldes atuais, com mais confrontos nas fases prévias, o Glorioso enfrentou o Colo-Colo, do Chile, na segunda fase e avançou com vitória por 2 a 1 no Rio de Janeiro (gols de Airton e Esteban Pavez, contra) e empate em 1 a 1 em Santiago, com gol de Rodrigo Pimpão.
Na terceira fase preliminar, o Botafogo encarou o Olimpia, do Paraguai. No Nílton Santos, vitória carioca por 1 a 0, com gol de Rodrigo Pimpão. Em Assunção, derrota por 1 a 0. Na disputa por pênaltis, triunfo e classificação botafoguense por 3 a 1.
Por fim, na edição de 2024, o Glorioso estreou diante do Aurora, da Bolívia, na segunda fase. Em Cochabamba, empate em 1 a 1, com gol de Júnior Santos. Já no Rio de Janeiro, goleada alvinegra por 6 a 0, com gols de Júnior Santos (quatro vezes), Tiquinho Soares e Jefferson Savarino.
Fogão eliminou o Bragantino antes de ser campeão
Na fase seguinte, o Botafogo enfrentou o Red Bull Bragantino. Na ida, no Nílton Santos, vitória do Fogão por 2 a 1, com dois gols de Júnior Santos. Na volta, em Bragança Paulista, empate por 1 a 1, com mais um gol de Júnior Santos e classificação carioca.
Após passar pelas fases prévias, o Botafogo foi eliminado na fase de grupos em 2014, ficando atrás de Unión Española (Chile) e San Lorenzo (Argentina). Em 2017, o Fogão chegou até as quartas de final, sendo eliminado pelo Grêmio. Por fim, em 2024, o Glorioso foi campeão pela primeira vez, após derrotar o Atlético Mineiro em Buenos Aires.
