Quem é Matvey Safonov, goleiro do PSG que defendeu 4 pênaltis do Flamengo na final do Intercontinental
Herói do PSG na final do Mundial, Matvey Safonov defendeu 4 pênaltis e atrapalhou os planos do Flamengo Matvey Safonov se tornou o principal personagem...
Herói do PSG na final do Mundial, Matvey Safonov defendeu 4 pênaltis e atrapalhou os planos do Flamengo
Matvey Safonov se tornou o principal personagem na final da Copa Intercontinental de 2025. Em PSG x Flamengo, o goleiro russo pegou quatro pênaltis, um de um jeito estranho, e garantiu o título para o clube francês.
Contratado em 2024, Safonov chegou para ser reserva, mas, na atual temporada, tomou a posição de titular. De uma forma inesperada, o atleta entra para a história do clube e também na história do Flamengo, mas de uma forma negativa. Mas, afinal, quem é ele e como joga?
Quem é Matvey Safonov, goleiro do PSG?
Revelado pelo Krasnodar, tradicional clube russo, o goleiro é da cidade natal e, em 2015, começou a trajetória na equipe. Em 2019, foi chamado para integrar o elenco profissional e, rapidamente, se tornou um dos principais destaques.
Ao todo, com a camisa do Krasnodar, disputou 175 jogos e em 53 oportunidades não sofreu gols. Ainda em 2019, pelo clube russo, foi eleito o melhor jogador jovem, fato que já o colocou nos holofotes do futebol internacional.
Safonov comemora o título da Copa Intercontinental. Photo by Getty Images/Getty ImagesApós uma negociação confusa e que quase não aconteceu, o PSG investiu cerca de 20 milhões de euros para o tirar do Krasnodar. Atrás de Donnarumma e até mesmo de Sergio Rico, o russo entrou para a história do clube em um intervalo de um ano.
Como joga Matvey Safonov?
Diferente do que é esperado de um goleiro que trabalha com Luis Enrique, Matvey Safonov não é um arqueiro que joga com os pés. Mas a altura o favorece, além da regularidade no gol.
Com o desempenho da Copa Intercontinental, Safonov deve ganhar ainda mais espaço no PSG. Luis Enrique, que pediu a contratação Lucas Chevalier, pode fazer uma alteração na posição de titular.
Pelo PSG, incluindo a 1ª temporada, são 20 partidas disputadas e em nove ocasiões terminou sem levar gols. O camisa 39 possui contrato válido até junho de 2029.
O papel de Safonov nesse novo PSG
A saída de Donnarumma fez com que o clube francês fizesse uma mudança na posição de goleiro. Safonov, Lucas Chevalier e o jovem Renato Marin fazem parte dessa reformulação na posição.
É claro, a valorização dentro do futebol europeu vai crescer após os 4 pênaltis defendidos contra o Flamengo. Entretanto, pela forma que Luis Enrique trabalha com elenco, Safonov tem grandes chances de se tornar o titular do Paris Saint-Germain.
